Pesquisar


Depois de quatro anos de um trabalho técnico minucioso que envolveu os criatórios Grama Senepol, Genetropic Senepol e Santa Helena Senepol, será disponibilizada pela primeira vez no Brasil a genética Isla, desenvolvida por meio de rigorosa seleção de doadoras e touros provados da ilha de Saint Croix, berço da raça localizado no Caribe, visando garantir toda a essência e pureza racial do Senepol pelas linhagens WC (Annaly Farms) e CN (Castle Nugent) fechadas.
O 1º Leilão Virtual Genética Isla Senepol, que será realizado no dia 02 de abril e terá transmissão do Canal do Boi, organizado pela S+, tem o apoio do grupo Parceiros do Senepol, fundado em 2007 pelos criatórios organizadores do leilão virtual, e também da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol(ABCBS).
De acordo com o médico veterinário Junior Fernandes, diretor de pecuária do criatório Grama Senepol, “o nome Isla vem da própria origem da raça, que veio de uma ilha. A ideia era manter a essência e a pureza do Senepol, além da excepcional capacidade de adaptação, a característica que proporciona um crescimento cada vez maior da raça no Brasil”.
Em 2009, o grupo formado pelos três criatórios adquiriu 21 doadoras e 7 touros provados originários da ilha de Saint Croix. Os animais seguiram para uma central de coleta de sêmen localizada no Texas, nos EUA, onde passaram por um criterioso processo de seleção genética.
Na avaliação de Jairo Ferreira Lima, proprietário do criatório Genetropic Senepol, “a responsabilidade é proporcional à dimensão do crescimento da raça no Brasil. Por isso, sempre procuramos ter a consciência da importância desse trabalho”, enfatiza. Para Junior Fernandes, a genética Isla “representa a preocupação com o futuro da raça nos próximos anos. Se não houvesse tal compromisso, essa genética poderia se perder”, aponta.
Segundo Alex Marconato, diretor do criatório Santa Helena Senepol, “houve um cuidado especial na seleção de doadoras e touros, levando-se em conta aspectos técnicos para que fossem realizados acasalamentos dirigidos, com o intuito de oferecer o máximo de qualidade ao mercado brasileiro”.
A qualidade genética é atestada pela S+ Senepol, formada por técnicos especializados no desenvolvimento da raça, e também pelos programas Safiras do Senepol (para as fêmeas) e Geneplus, da Embrapa (para os machos). De 28 a 30 de março, durante a programação do Canal do Boi, serão disponibilizadas informações completas sobre a genética Isla e os produtos que serão comercializados no evento.
Os detalhes dos lotes do leilão e outras informações estão disponíveis no site www.islasenepol.com.br.

ISLA Senepol

ISLA Senepol