Andando pelos Parceiros: Pró-Ventre Senepol

Pró Ventre é parceira antes até de iniciar a seleção de Senepol

Pró Ventre Senepol se multiplica dentro da atividade agrosilvopastoril.

Pró Ventre Senepol se multiplica dentro da atividade agrosilvopastoril.

Silter Fadel é daqueles que já era parceiro mesmo antes de aderir ao grupo do Parceiros do Senepol. A Pró Ventre existia como central de receptoras desde 1999, mas com o passar dos anos foi se modernizando, diversificando suas ações, até chegar à seleção da raça pura. Combinou suas experiências como médico veterinário filho de fazendeiro nato, misturou responsabilidade com modernidade e entrou para a raça no final de 2011, com as duas primeiras doadoras adquiridas em leilão.

Desde que viu o processo de multiplicação do Senepol por FIV na Fazenda da Grama, interessou-se em conhecer outras situações, em outros clientes, como na vizinha Santa Helena e no Mato Grosso, com o Senepol Coroados e o Senepol 2S. “Quando vi um touro Senepol cobrindo vacas no solão do meio-dia lá no Mato Grosso e, depois, bezerras vermelhas de 32 quilos nascendo e crescendo de forma espantosa, daí não teve jeito, entrei”, lembra. “Junto disso, percebi uma grande demanda por touros para fazer bezerro e me identifiquei com a responsabilidade de produzir esse animal somente a partir de fêmeas avaliadas e qualificadas”.

Bezerra de 7 meses que a Pro Ventre padroniza para distribuição em leilões.

Bezerra de 7 meses que a Pro Ventre padroniza para distribuição em leilões.

Modernizou a Fazenda São Vicente, em Campos Novos Paulista/SP, próxima a Marília, com a atividade agrosilvopastoril, combinando grãos com pasto e incorporando floresta de mogno africano que foi sugerida pelo filho Lucas, de apenas nove anos. Hoje, tem uma grande diversificação na propriedade, que em menos de dois anos na raça passou a distribuir genética da Pró Ventre Senepol.

Para isso, aliou-se aos conhecimentos da S+ no planejamento de seus investimentos e para formar os acasalamentos. “Nossa primeira venda foi na Feicorte 2013, quando ofertamos uma novilha qualificada no programa Safiras do Senepol”, conta.

Em 2015, depois de formar uma novilha Safira Elite na edição 2014.2, a Pró Ventre recebeu convites para venda de futuras doadoras em leilões como Paranoá, Grama 16 Anos, entre outros eventos. “O objetivo é fomentar o mercado principal da raça, que é fornecer touros de qualidade para cobertura a campo”, afirma.

E esse objetivo vem sendo cumprido à risca com a filosofia de produzir mais e melhor, com sustentabilidade e respeito ambiental, misturando Senepol e mogno. “Ouro africano e ouro caribenho, verde e vermelho juntos”, define Silter Fadel.

Categorias: Notícias, Notícias Parceiros, Parceiros do Senepol.
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.