Pesquisar

A edição 2018.2 dos programas Safiras do Senepol e Topázio do Senepol começa uma semana após a saída das novas doadoras e touros melhoradores qualificados na edição 2018.1. Está prevista para o período de 25 a 30 de outubro a chegada à Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, dos animais inscritos por selecionadores de todo o Brasil que atendam à convocação de identificar os seus melhores indivíduos no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol. O final da edição 2018.2 está marcado para 28 de fevereiro de 2019.
A estrutura do CQG-Senepol abriga até 500 animais, divididos entre machos e fêmeas. Cada grupo usará metade do complexo, num total de 48 cochos eletrônicos para avaliação de eficiência alimentar e os bebedouros eletrônicos para medição do consumo de água. Também serão gerados com a máxima tecnologia empregada nas provas índices de Carcaça (AOL + EGS + Conformação Frigorífica), Desenvolvimento Ponderal (Ganho de Peso + Peso Final), Visual (Racial + Habilidade Materna), Frame e Reprodução (População Folicular + Precocidade Sexual nas fêmeas; andrológico nos machos).
Ao final dos 150 dias de teste, todos os dados gerados, incluindo temperamento e termotolerância, serão compilados para formação dos rankings Safiras e Topázio a cargo da equipe do Geneplus, da Embrapa. Os índices abastecem o Programa de Melhoramento Genético Senepol, o PMGS, da ABCB-Senepol.
Em março de 2019, a Fazenda da Grama e a Embrapa divulgarão as novas doadoras e reprodutores que comporão o novo quadro de melhoradores da raça no Brasil. Mais informações estão em http://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/.

Tabela-Convocacao-2018.2

Cronograma Edição 2018.2

Categories: Notícias