Criadores de todo o Brasil conhecem as novas doadoras, “As Safiras do Senepol”

O Senepol conheceu no dia 6 de outubro suas novas doadoras. A divulgação do resultado da edição 2015.1 do programa Safiras do Senepl aconteceu em Pirajuí/SP e revelou, além das três campeãs, mais 23 novas Top 10, ou 10% do total de inscritas no teste que bateu neste ano recorde de inscrições para uma mesma prova (230 no total). Participaram da reunião de divulgação 90 criadores de diversas partes do Brasil.

Resultados sendo apresentado aos Criadores

Resultados sendo apresentado aos Criadores

O programa começou de manhã, com um encontro na Câmara Municipal de Pirajuí, onde os selecionadores conheceram as premissas que regem a prova. Com uma apresentação de Júnior Fernandes, médico veterinário e doutor em reprodução animal, coordenado técnico geral do Programa Safiras, e uma videoconferência com Marcelo Neves Ribas, também médico veterinário e coordenador das análises de desempenho, da Intergado, os criadores souberam dos critérios e premissas para formação do ranking classificatório, segundo o desempenho das novilhas nos 150 dias de prova. “O mais importante é que tivemos que aumentar em um ponto a nota de classificação, para apertar o resultado e, com mais quantidade, aumentar também a qualidade dos animais avaliados e qualificados”, resume Marcelo Ribas. “Isso nos dá uma segurança muito grande de afirmar, como está no catálogo, que essas fêmeas ranqueadas no programa são, realmente, doadoras e podem contribuir para o melhoramento genético da raça no Brasil”, confirma Júnior Fernandes.

 

A novilha GRAZ 70 (HBC Hotstuff 25A x GENE 447/Rajun Cajun 4J) se sagrou a melhor dentre as 230 inscritas – de 46 pais e 54 avôs maternos diferentes e de 51 marcas diversas.

Pertence à parceria Grama/ZB Senepol, que também fez a terceira campeã da atual edição, GRAZ 0024 (HBC Hotstuff 25A x Grama 411/SCR 6001S). A segunda melhor classificada foi GPAR 0895 (PRR 7013S x Grama 904/PRR840 ET), criada pela parceria Grama/Genetropic.

Conforme o regulamento, todas apresentaram classificação Elite/Superior nas sete características de impacto econômico avaliadas na prova – envolvendo escore do trato reprodutivo, carcaça, eficiência alimentar e morfologia. “Há dois anos, estabelecemos no ranking um pódio para essas três melhores, mas isso não significa que uma é melhor que a outra, por isso nomeamos as três campeãs, porque o desempenho delas será superior em qualquer sistema de reprodução onde elas venham a entrar, assim como entre as Top 10 o desempenho de todas as classificadas não nos permite dizer que uma seja melhor que a outra entre as 23”, explica Júnior Fernandes. “Cada uma tem a sua característica que o selecionador vai escolher para promover o melhoramento genético no seu rebanho e todas estão aptas a fornecer material genético para as biotecnologias de reprodução”.

Visita à Fazenda da Grama

Visita à Fazenda da Grama

O encontro em Pirajuí ainda envolveu visita à Fazenda da Grama, onde a prova foi instituída, em 2009. Os criadores viram cada lote de novilhas classificadas entre campeãs, Top 10, Elite e Superior. Conheceram também as obras de ampliação do teste, que terá sua capacidade dobrada para 500 fêmeas a partir da edição 2015.2, que começa em outobro deste ano e vai terminar em março de 2016.

“Essa ampliação abre para mais criadores a oportunidade de medir a seleção através da avaliação das suas fêmeas e todos estão convidados a participar”, conclui Júnior Fernandes, da Grama e da S+, empresa que coordena o grupo Parceiros do Senepol e o programa Safiras, ao lado de entidades como Embrapa, Instituto de Zootecnia (IZ), além de empresas como Aval, In Vitro Brasil, Intergado e Coan Consultoria.

Veja AQUI mais fotos do evento pelo Flickr da Grama Senepol

 

 

Categorias: Notícias.
Tags: , , , , , .
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.