Genetropic Senepol

Proprietário: Jairo F Lima
Cidade: Prata – MG

Genetropic-160712-site-430

Genetropic Senepol: história ligada à pecuária por gerações

A Genetropic mantém um importante rebanho da raça Senepol por meio de um trabalho que prioriza a obtenção de uma genética de alto padrão

No centro do Triângulo Mineiro, no município de Prata (MG), está localizada a Fazenda Gratidão, sede da Genetropic Senepol. Propriedade de Jairo Ferreira Lima, a Genetropic mantém um importante rebanho da raça Senepol por meio de um trabalho que prioriza a obtenção de uma genética de alto padrão. As raízes da trajetória de sucesso remontam a gerações anteriores da família do proprietário.

Nascido e criado até os 13 anos de idade na Fazenda Perdizes, em Colômbia (SP), região de Barretos, Jairo se orgulha de sua origem rural e ligada à pecuária. É filho de Jair Ferreira Lima, que já aos 14 anos acompanhava seu pai, Henrique Ferreira Lima, em comitivas de peões que buscavam bois em diferentes locais nos estados de Minas Gerais e Goiás.

Quando Jairo completou o ciclo básico na escola rural, em 1970, o pai o levou para Barretos, onde deveria trabalhar e dar continuidade a seus estudos. Cumprindo objetivos perseguidos por meio da soma de esforços pessoais e familiares, Jairo tornou-se um empresário do ramo industrial em Sertãozinho (SP) a partir de 1985. Entretanto, em 1994, então com 35 anos de idade, Jairo retornou às suas raízes, conciliando as atividades de industrial do setor metalomecânico com as de agropecuarista, com ênfase na pecuária comercial de corte, exclusivamente no segmento de cria.

O projeto desenvolvido para o setor previa produzir matrizes zebuínas com alto grau de habilidade materna, cruzando fêmeas Nelore com touros Tabapuã e, sobre suas melhores filhas Tabanel, utilizar touros com predominância de sangue taurino com o propósito de obter cruzamento industrial a campo. Foram testadas as raças Caracu, Brangus, Blonde e Montana, até que se chegou ao Senepol, com o qual Jairo conseguiu obter o animal desejado, com alta adaptabilidade, precocidade produtiva, fertilidade, habilidade materna, docilidade, caráter mocho e padronização.

Foi a partir da experiência bem sucedida com o Senepol no cruzamento industrial a campo que o criador decidiu, em 2005, a selecionar animais da raça, convencido pelos resultados satisfatórios obtidos. Em 2006, foi constituída a Genetropic Agropecuária Ltda. e, para sediá-la, foi adquirida a Fazenda Gratidão, em Prata (MG).

Segundo Jairo, “o nome escolhido, Genetropic, traduz o significado de genética para os trópicos, visto que o objetivo é selecionar essa raça 100% taurina, que possui altíssima adaptabilidade a qualquer ambiente tropical, mantendo um excelente desempenho animal a pasto, sendo capaz de assegurar as características produtivas e econômicas necessárias e, dessa forma, garantir a sustentabilidade da atividade pecuária de corte e do meio ambiente”, explica.

Por que Parceiros do Senepol?

“O sucesso na seleção da raça é de interesse de todos e, em síntese, o verdadeiro objetivo do grupo. E o compartilhamento de conhecimentos sobre a genética e a raça, bem como métodos de gestão e canais de comercialização são os meios proporcionados para que todos, efetivamente, alcancem este nobre e indispensável fim”.

Categorias: Parceiros do Senepol.
Tags: , .
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.