Pesquisar

Proprietário: José Antonio Fernandes Netto
Cidade: Pirajuí – SP
Grama-160712-site-430
Grama Senepol: pioneirismo aliado à inovação
Gestão pela qualidade, respeito aos colaboradores, integridade nas parcerias e compromisso com o meio ambiente são ingredientes da filosofia da propriedade
Na década de 1990, o Brasil ainda não conhecia a raça Senepol. Coube à Fazenda da Grama, situada em Pirajuí (SP), e a mais dois criatórios (Agropecuária Stéfani e Sacramento Agricultura e Pecuária) a realização do processo pioneiro de importação de 700 embriões das Ilhas Virgens (Caribe). Entretanto, a Grama, liderada pelo médico veterinário Junior Fernandes, não se restringiu aos esforços para agregar as qualidades do Senepol à pecuária nacional.
O trabalho consistente de seleção e melhoramento genético ao longo dos anos fez com que a raça alcançasse níveis singulares de confiabilidade e reconhecimento no mercado. Com outros criatórios, fundou uma importante aliança, os Parceiros do Senepol. Além disso, participa de forma ativa das pesquisas desenvolvidas por meio do Programa Safiras e do Projeto Isla, o que confere à propriedade a condição de referência em termos de inovação.
“Esses resultados obtidos no campo da genética só foram possíveis devido ao uso de biotecnologias de reprodução (TE e FIV), respeitando-se dois preceitos básicos: utilizar-se unicamente de doadoras comprovadamente superiores e buscar alta variabilidade genética com o uso dos mais variados patriarcas mundiais”, explica Junior Fernandes.
Ele destaca também a importância do banco de sêmen formado pela Grama, que conta com aproximadamente 80 touros, provados e renomados mundialmente, sendo um dos maiores do Brasil. “Sem essa referência, poderíamos amargar, como acontecido em outras raças, com os prejuízos da consanguinidade”, aponta.
“Gestão pela qualidade, respeito aos colaboradores, integridade nas parcerias e compromisso com o meio ambiente são os ingredientes que sustentam a nossa filosofia de trabalho e que geram um desempenho superior com produtividade comprovada. Mais que uma raça, uma filosofia de trabalho”, finaliza Junior Fernandes.
Por que Parceiros do Senepol?
“O trabalho realizado pelo Grupo Parceiros do Senepol segue, como princípio básico, o slogan ‘Uma raça forte com uma forte aliança entre trabalho e talento só pode gerar grandes resultados’. Para Junior Fernandes, é a prova definitiva de que o esforço conjunto é o melhor caminho para a obtenção de grandes resultados.”