Pesquisar

Está chegando a hora. O maior evento anual da raça Senepol acontecerá no dia 19 de junho, às 20h, durante a 15ª Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), que será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Trata-se do Leilão Parceiros do Senepol, promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), e seus parceiros de todo o Brasil.
O leilão foi especialmente preparado para os pecuaristas que desejam crescer de forma sustentável e rentável, contando com criatórios de todo o País, como Genetropic Agropecuária, Fazenda Santa Helena, Fazenda Morraria, Estância Goudart, Ita Senepol, Senepol da Agir, Senepol Água Limpa, Condomínio Senepol Boa Fé, Condomínio Nova Esperança, Capricórnio Agropecuária, Fazenda Coroados, Senepol da San, Fazenda Soledade, Fazenda Tufubarina e Sacramento Farms. O evento conta com apoio da ABCB Senepol (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol).
Serão ofertados lotes de animais POI (puro de origem importada): doadoras, novilhas, bezerras, prenhezes, aspirações raras e touros de central. Junior Fernandes, médico veterinário e diretor técnico da Fazenda da Grama, conta que todos os lotes do leilão foram cuidadosamente vistoriados. “Rodamos mais de oito mil quilômetros por todo o Brasil. Sendo assim, cada animal chancelado para o evento foi marcado a fogo com a marca ‘Q’, que remete a pedigree diferenciado, tipo funcional e performance comprovada”, explica.
O Leilão Parceiros do Senepol também é uma grande oportunidade para os pecuaristas que desejam conhecer a raça e passar a integrar o grupo de pecuaristas que está se destacando a cada dia que passa. Mais informações podem ser obtidas no site www.senepoldagrama.com.br.
Raça Senepol
Uma raça que adquiriu credibilidade pelo seu potencial genético, fácil adaptação, precocidade e qualidade de carne reconhecida no mercado, já conquistou espaço entre os agropecuaristas, com aceitação de modo geral em todas as regiões do país. Esse é o Senepol, que ainda é recente no Brasil – está por aqui desde 1995, quando foram importadas as primeiras doses de sêmen, envolvendo líderes genéticos da raça.
O Senepol nasceu na Fazenda Grenard’s Estates, de Henry C. Neltropp, localizada nas Ilhas Virgens (Saint Croix), no século 19. Com o cruzamento entre o N’Dama e o Red Poll, surgiu uma nova raça, com o objetivo de precocidade, eficiência maternal, ausência de chifres, cor vermelha, tolerância ao calor e docilidade.
Os animais Senepol têm grande capacidade de conseguir alimentos onde nenhum outro animal encontra e ainda têm baixa manutenção nutricional. A raça prova nos confinamentos que é um animal de alta performance, produzindo uma carne com excelente qualidade de maciez. O abate técnico da raça atingiu resultados incríveis, que comprovam o potencial da raça. O Senepol foi cruzado com fêmeas ½ sangue, resultando em 50% Senepol, 25% sangue europeu e 25% sangue zebuíno. O abate foi feito com animais de 21 meses e 18,5 arrobas, criados e confinados por um período de 90 dias.