Pesquisar

Um acidente tirou no dia 18 de junho a vida do touro Melhorador, um dos destaques do Senepol brasileiro. O reprodutor teve uma torção enquanto brincava correndo no piquete da Fazenda Abaré, em São Miguel do Guamá/PA, para onde foi há dois anos comprado pelo criador Daniel Fonseca de Araújo ao condomínio Brandamundo / Pecuária BR. Raçador muito procurado seja para produção de meio-sangue ou puro, Melhorador ainda tem estoque restrito de sêmen na S+.

01_Melhorador

Melhorador, touro Senepol que aos 9 anos morreu deixando estoque restrito de sêmen na S+. (Foto: Divulgação S+)


Nascido em maio de 2010 e filho de Hercules 5480 na doadora Sampa (Sol 31), Melhorador foi um dos destaques da criação do Senepol Brandamundo, de Almir Sater e Guilherme Bumlai. Em 2015, ele virou sociedade do Pecuária BR, grupo do qual faz parte o Canal do Boi. E em 2017, foi vendido para a Fazenda Abaré.
Assim que compramos, ele coletou 7 mil doses convencionais e 300 sexadas na Tairana, o sêmen foi para a S+ e o touro veio para casa, onde ficou cobrindo vacas esse tempo todo, estava muito bem, por sinal, solto no pasto com seus 850 quilos, mas aí aconteceu essa fatalidade“, conta Daniel Fonseca de Araújo, que ainda tem muitas vacas para parir crias de Melhorador em breve.
Ele comenta que o melhor do touro eram os bezerros cruzados com uma desmama pesada e um desenvolvimento muito satisfatório. Outros criadores já se beneficiaram dessa genética, que descende de uma das principais doadoras do Senepol do Brasil e se destaca em avaliação no Geneplus para desmama, ganho de peso e conformação frigorífica.