Paranoá Senepol

Proprietário: Eldino Zeli
Cidade: Três Lagoas – MS

paranoasenepol-site-170712

Paranoá Senepol: produtos diferenciados com genética de ponta

Criatório trabalha com Senepol para a realização de cruzamento industrial desde 2005 e, em meados de 2009, passou a investir na criação de gado PO

O criatório Paranoá Senepol está localizado às margens do rio Sucuriú, no município de Três Lagoas (MS), na bacia hidrográfica do Rio Paraná, sobre o sistema Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo. O clima na região é tropical, quente e úmido, sendo que a temperatura média é de 31°C. O solo é predominantemente de cor vermelha escura e a vegetação é de cerrado, o que proporciona uma deslumbrante paisagem.

Com uma área total de 2.244 hectares, a Fazenda Paranoá é de propriedade de Eldino Zeli e gerenciada pelo seu primogênito, Guilherme C. Zeli. Aproximadamente 44,5% das terras são destinadas ao reflorestamento com eucaliptos, enquanto 34,8% são formadas por pastagem e 20,7% destinadas a reserva ambiental.

Com a simples ideia de engordar o gado para vender, a família venceu algumas dificuldades com muita persistência e dedicação, conhecendo, assim, cada vez mais o mercado. Posteriormente, a alternativa escolhida foi trabalhar com cria, para depois recriar e engordar os garrotes. Com a definição desse projeto, o Senepol foi a raça escolhida para a realização de cruzamento industrial a partir de 2005.

Logo, os criadores perceberam a imensa vantagem dos filhos de touros Senepol, em comparação aos filhos de outras raças. Em meados de 2009, Guilherme, com o apoio do pai, passou a investir na criação do gado PO, buscando produtos diferenciados, visando o melhoramento do plantel e, consequentemente, o fornecimento de produtos de primeira linha.

Além da vantagem em relação ao peso e desmana nos cruzamentos com a raça Nelore, outras características como docilidade, facilidade de manejo, pelagem curta e a resistência ao calor e a parasitas são apontadas pelos criadores como decisivas para o oferecimento de uma genética de ponta, em um trabalho conjunto com os Parceiros do Senepol.

Por que Parceiros do Senepol?

“O grupo é uma família onde todos trabalham unidos, visando um bem comum que é o crescimento. Esta união alcançará excelentes resultados para todos, mostrando o potencial da raça e ajudando a selecionar os melhores animais”.

Categorias: Parceiros do Senepol.
Tags: , .
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.