Pesquisar

010_InstitucionalGrama2014_Safiras
O programa Safiras do Senepol inovou de novo. No final de março será implantado um sistema que medirá o consumo de água das novilhas inscritas no programa para abril e uma plataforma que dá acesso ao bebedouro e que servirá de balança para incrementar as informações. O processo é idêntico ao já implantado pelo sistema Intergado, instalado na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e que estreou em 2013 medindo eficiência alimentar das Safiras.
O médico veterinário Marcelo Ribas, da Intergado, considera muito benéfico o sistema, que já mostrou bons resultados em fazendas de pecuária leiteira em Minas Gerais. Ele explica que, para acessar o cocho de água, cada fêmeas vai subir numa plataforma individual que serve de balança calibrada para medir o peso do animal com a eficiência da repetição de dados. Durante o período da novilha na plataforma, por mais que ela se mova, será registrado o peso que tiver a maior frequência.
“De cara, você elimina um manejo de curral para pesagem”, considera o técnico da Intergado. “Ou seja, você não perde um dia de consumo do animal no teste, não estressa as novilhas e tem mais acurácia na medição do ganho de peso de cada animal”, acrescenta. Segundo estudos, cada animal vai de seis a oito vezes beber água e a quantidade e qualidade de informações aumenta.
A mesma janela do programa que estreou no programa em 2013 dará acesso ao bebedouro. Quando a novilha passar a cabeça pelo friso, uma antena identificará pelo tag na orelha que animal está entrando para beber água. Como o cocho também é uma balança, medirá o consumo de água e enviará a informação também para a base de dados da Intergado. Assim como no teste de eficiência alimentar, em que os animais tem acesso à comida à vontade, 24 horas por dia, no caso da água elas terão também acesso ilimitado.

Juntando essa novidade com o que já existe de comprovado resultado nos testes dos anos anteriores, o Safiras do Senepol ganha mais um componente que completa o pacote científico de cada animal inscrito. Para adequar o calendário do grupo Parceiros do Senepol e seus compromissos comerciais programados para este ano, a próxima edição do teste está marcada para começa na primeira semana de abril. Aos interessados em levar suas fêmeas para avaliação e qualificação, entrar em contato com Junior Fernandes: jrfernandes@senepoldagrama.com.br


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *