Terra Senepol

Proprietário: Leonardo Galvão Netto e Carlos Roberto Carneiro
Cidade: São José do Xingu – MT

Carlos-Roberto-Esquerda-e-Leonardo-Netto-Direita

fazenda-senepoldaterra-foto1

fazenda-senepoldaterra-foto2

Terra Senepol: do cruzamento industrial ao melhoramento genético

A fazenda entrou na raça Senepol em 2009, devido ao sucesso da engorda de bezerros provenientes do cruzamento de Nelore com Senepol

Localizada entre as regiões do Baixo Araguaia e do Médio Xingu, mais precisamente na conhecida “estrada perdida”, próximo à beira do rio Comandante Fontoura, a Agropecuária Senepol da Terra, da Fazenda São Jorge Preto II, situada em São José do Xingu (MT), entrou na raça Senepol em 2009, devido ao sucesso da engorda de bezerros provenientes do cruzamento de Nelore com Senepol.

Os sócios Leonardo Galvão Netto e Carlos Roberto Carneiro acreditam que a raça pode aliar precocidade e adaptabilidade ao clima brasileiro, principalmente na região Centro-Oeste do Brasil. Com os bons resultados obtidos, investiram no touro Senepol POI para a monta natural e sua eficácia foi atestada.

A fim de ganhar força nas áreas de vendas, comunicação e marketing, o Senepol da Terra entrou no grupo Parceiros do Senepol. Os proprietários classificam a união como sendo coesa, com a mesma linha de pensamento mantida por eles. Leonardo explica que o criatório se sustenta sobre três pilares importantes para garantir a superioridade do rebanho. São eles: acasalamento com o mínimo possível de endogamia; escolha fenotípica de animais com funções econômicas; e uso de doadoras com histórico produtivo acima da média da raça.

Confiando na rusticidade da raça Senepol, os sócios investem no melhoramento genético do rebanho em regime de pastagem. “O resultado é que obtemos animais que se destacam em habilidade materna, ganho de peso na desmama e no sobreano, com uma elevada precocidade sexual”, explica Leonardo.

Para melhorar ainda mais a seleção genética do rebanho, o Terra Senepol participa do renomado programa Geneplus, mantido pela Embrapa, que consiste em avaliar os animais desde o nascimento, passando pela fase maternal, de desmama e de sobreano. Nessas etapas, são coletadas diversas informações como peso, conformação frigorífica, circunferência escrotal, avaliação de carcaça e, por meio de ultrassonografia, dados sobre o umbigo e aprumos.

Por que Parceiros do Senepol?

A fim de ganhar força nas áreas de vendas, comunicação e marketing, a Terra Senepol entrou no grupo Parceiros do Senepol. Os proprietários classificam a união como sendo coesa, com a mesma linha de pensamento mantida por eles.

Categorias: Parceiros do Senepol.
Tags: , .
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.