Pesquisar

Proprietário: Paulo Henrique Borges
Cidade: Arapoti – PR | Araça – MG | Uberaba – MG
phbsenepol-site-170712
PHB Senepol: adaptação ao clima motiva criador a entrar na raça
Foi assisti ndo a um programa de televisão que a propriedade obteve o primeiro contato com a raça, destacando pelo zero, estrutura de carcaça e docilidade
Paulo Henrique Borges é proprietário do PHB Senepol, com fazendas em Araxá (MG) e Arapoti (PR). Mineiro e filho de peão de fazenda, carrega no sangue o gosto pela criação de gado de leite, atividade que exerce em sua propriedade.
Borges possui um rebanho de Girolando, no qual já fez transferência de embrião e FIV para formar um plantel diferenciado de animais, usando doadoras de famílias reconhecidas com qualidade genética e touros Top melhoradores. “Como gosto de coisas boas, estava sempre querendo criar gado de corte elite, porém havia um problema: raças mansas e com carcaças de qualidade não eram recomendadas para o clima e tipo de pastagens de Minas Gerais”, afirma o criador.
Foi assistindo a um programa de televisão que ele teve o primeiro contato com a raça Senepol, que lhe agradou por lembrar raças europeias, porém com pelo zero e a mesma estrutura de carcaça, além de serem animais dóceis com fácil manejo, terem carne de elevado padrão e tolerância ao calor.
“Fiz várias pesquisas na internet, onde descobri o trabalho da Grama Senepol, do Junior Fernandes. Após vários contatos, fui à propriedade, conheci também o grupo Parceiros do Senepol, e, depois de ver pessoalmente os animais, concluí o namoro e casei com a raça”, diz.
O PHB Senepol iniciou na raça no final de 2011, fazendo parceria para adquirir alguns animais e comprando outros no Leilão Safiras. Procurando iniciar a criação na raça com o que tinha de melhor, Borges comprou cotas da Loira da Grama e de sua filha. “Neste ano, estamos com um projeto para fazer várias aspirações e formar um bom plantel de doadoras”, diz.
Por que Parceiros do Senepol?
“Sou um dos Parceiros do Senepol porque gostei muito do trabalho do grupo, com o programa Safiras do Senepol e a seriedade com que trabalham, divulgam e comercializam os animais. Resolvi entrar na parceria e tentar colaborar um pouco com esse belo trabalho”.