Pesquisar

O teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) dos machos Senepol, realizado no Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho/SP, terminou no início de setembro e revelou os três novos reprodutores que integram a bateria de sêmen da S+. Pelo segundo ano consecutivo, os integrantes do grupo Parceiros do Senepol inscreveram seus animais selecionados pelos técnicos da S+ para a prova, que durou 100 dias. R3 Senepol, Paranoá e Grama fizeram os três animais que vão ter genética comercializada na forma de sêmen e que já estão em coleta na Top Bulls.

IMG_4756

Equipe S+ e IZ


Ao contrário da primeira edição, em 2013, entrou para o teste deste ano apenas um grupo contemporâneo, totalizando 24 machos de diversos criatórios. Apesar de a relação consumo/ponderal/ ser a grande manchete do programa, a avaliação teve nos seus resultados divulgados também escores para Peso Final em Jejum Ajustado (PFAJ), Perímetro Escrotal (PE), Espessura de Gordura Subcutânea no Lombo (EGL) e Frame. Com a dieta elaborada pelos técnicos do IZ, o esperado era Ganho Médio Diário (GMD) de 1 quilo por dia, mas a média foi superior a 1,550 kg.
Cada característica gerou uma posição de ranking e, na compilação geral, o touro que somou mais pontos foi RN 106, filho de SCR 6001S em mãe CN5225, propriedade do criatório R3 Senepol, de Róbson Netto Rodrigues, de Bom Jesus de Goiás/GO. Ele revelou CAR de -1,800 e o maior GMD do grupo contemporâneo, com 2,300 quilos por dia.
O segundo touro que somou mais pontos foi EZ 146 (WJ Wizard 23D x PRR 840 ET), de propriedade de Eldino Zeli, da Paranoá Senepol, situada em Três Lagoas/MS. O touro, criado por Guilherme Zeli, condutor da marca, teve um CAR -0,700 e somou muitos pontos nos outros quesitos, inclusive GMD de 1,971 quilos.
A Grama Senepol, de Pirajuí/SP, fez o terceiro touro mais eficiente, ZT 669 (CN 5938D x NM 5393 – WC 754A), que apresentou GMD de 1,800 kg/dia e CAR de -2,510. Todos os três melhores do ranking estão contratados para coleta de sêmen pela S+ e já estão na central Top Bulls, em Jaboticabal/SP. Eles se juntam a outros 40 touros que estão disponíveis na bateria de sêmen de raçadores exclusivos da S+, que podem ser consultados no site www.senepolmais.com.br.