Pesquisar

Estão abertas as inscrições para quem quer qualificar doadoras como Safiras e reprodutores como Topázio do Senepol na edição 2019.1 dos programas, que começa em maio e tem a chancela da ABCB-Senepol. Criadores de todo o Brasil podem usar o link https://senepoldagrama.com.br/safiras/inscricao/ para enviar as informações sobre seus animais, que serão avaliados na estrutura do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol.
As novilhas pré-selecionadas em cada criatório devem ter nascimento entre 01/01 e 30/06/2018, enquanto os touros admitidos são de 01/09/2017 a 31/03/2018. A chegada na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, está marcada para o período de 20 a 25 de maio e o final do teste, marcado para 29 de setembro.
Até lá, os animais passarão pelo crivo de especialistas e técnicos de renomadas instituições e empresas que participam das mensurações e compilação de dados, até que a Embrapa divulgue, através do Geneplus, o resultado final e o ranqueamento dos dois programas. Serão avaliados nas principais características econômicas em pecuária de corte envolvendo reprodução, carcaça, eficiência alimentar e morfologia.
Ao final do teste, serão qualificadas doadoras Safiras do Senepol e touros topázio do Senepol com certificação para serem utilizados nas biotecnologias de reprodução, a fim de multiplicar genética superior.

01CQG-SenepolInscricoes

CQG-Senepol, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, tem estrutura para receber até 500 animais por edição de Safras e Topázio. (Foto: Waldir Thomas)


O Safiras do Senepol nasceu em 2009 e já avaliou mais de 3.300 fêmeas jovens de diversos criatórios do Brasil. Entrando em sua terceira edição, a prova Topázio do Senepol já avaliou mais de 200 reprodutores jovens aptos a cumprir o papel da raça de produzir o cruzamento industrial a campo com alta heterose, além de fornecer sêmen para grandes projetos de IATF.
As duas provas acontecem no CQG-Senepol, que tem capacidade para 500 animais em seus 48 cochos eletrônicos para medição de eficiência alimentar e nos bebedouros também eletrônicos, onde é medida com pioneirismo a eficiência hídrica em estudo pela Embrapa.
O anúncio dos campeões e das campeãs da edição 2019.1 está marcado para o dia 12 de outubro. No site www.senepoldagrama.com.br estão todas as informações sobre o CQG-Senepol, bem como os resultados de edições anteriores, os técnicos e empresas participantes e os procedimentos para inscrição de animais que serão os futuros ícones da raça no Brasil.
Cronograma2019-1

Cronograma Edição 2019.1