Pesquisar

A Grama Senepol continua colhendo com seus parceiros excelentes resultados fora da sua sede, que fica em Pirajuí/SP. Bem longe dali, mais de 1.900 km, a Fazenda Harmonia é quem comemora em Guarantã do Norte/MT o que a genética Grama tem proporcionado em cinco anos de parceria para produção de touros Senepol que vão abastecer a região. O último resultado foi da produção de 457 embriões por parte das doadoras adquiridas em sociedade pelo criador Manoel Pedro Rodrigues, da BoiRodrigues.

02_1Doadoras

Doadoras Grama reforçam produção de embriões da parceria com a Fazenda Harmonia, em Guarantã do Norte/MT. (Fotos: Jadir Bison)

02_2TourosZT

Touros Senepol de alta genética são o produto da parceria da Grama com a BoiRodrigues para a região Norte do MT.

Não tem nenhuma doadora que não tenha a sigla ZT”, ressalta o criador, comentando sobre a marca de registro da Grama Senepol. Foram duas coletas: 21 doadoras em maio e 16 em agosto (quatro estavam prenhas e não foram aspiradas no segundo protocolo), que produziram 1.749 oócitos e 523 embriões no total, dos quais 457 foram vitrificados pela ABS-In Vitro Brasil. A média das coletas foi de 12,14 embriões por doadora em maio acasalados com o touro ZT 1876 Berilo e 16,75 em agosto, com o reprodutor ZT 1753.

02_3TouroZT1876

Touro ZT 1876 Berilo é pai dos embriões da primeira coleta, em maio, na Fazenda Harmonia.

02_4TouroZT1753

Touro ZT 1753 foi acasalado com os embriões coletados em agosto na Fazenda Harmonia. (Foto: Rubens Ferreira)

A parceria com a Grama começou em 2015, após os resultados do cruzamento industrial no processo produtivo da Fazenda Harmonia que motivou a seleção de Senepol por parte da Boi Rodrigues, para fornecimento de touros para a região. “Aqui, a pecuária é feita sem malabarismos e essa influência da Grama tem rendido grandes resultados em função do trabalho competente que sempre foi feito pelo Junior Fernandes”, declara Manoel Pedro Rodrigues, citando o titular da Grama e da S+, que prestou assistência ao seu criatório.
Ele lembra que as doadoras da parceria são da sociedade em fêmeas que se qualificaram no Safiras do Senepol e outras de embriões indicados por JR Fernandes para implantação em Guarantã do Norte no início da parceria.
Esse resultado expressivo mostra que a genética Grama está muito bem representada no Norte do Mato Grosso, onde temos muito orgulho dessa extensão fora do nosso território por parte de um parceiro tão profissional como o senhor Manoel Pedro”, conclui JR Fernandes.