Reunião Safiras e Topázio revela inovação em DEPs do novo Sumário CQG-Senepol

Quem participou da reunião final que apresentou as novas Safiras e os novos touros Topázio do Senepol ganhou a certeza de que o futuro chegou mais cedo nos programas organizados dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol – o CQG-Senepol.

A edição 2018.1 terminou nos dias 19 e 20 de outubro com a revelação das novas doadoras jovens e reprodutores aptos a espalhar genética e a confirmação de que o novo Sumário CQG-Senepol representa uma enorme ferramenta para seleção e melhoramento genético da raça.

Existem programas com avaliações tradicionais, como peso, desenvolvimento e morfologia, que continuam sendo importantes e fundamentais, e outros com as características complementares como o que estão mostrando Safiras e Topázio com dados de Eficiência Alimentar, Marmoreio, Precocidade Sexual e População Folicular, tudo com muita precisão e qualidade“, comentou José Fernando Garcia, um dos palestrantes do encontro ocorrido na noite do dia 19 e que recebeu no resort Blue Tree, em Lins/SP, 65 pessoas representando 29 criatórios do país, além de técnicos e acadêmicos de diversas áreas agrárias.

Garcia se referiu aos índices que já fazem parte do novo Sumário CQG-Senepol, lançado pela Grama como catálogo dos programas, que ganharam DEPs para essas características (catálogo na íntegra em pdf disponível em http://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/).

01-PedroFala

Pedro Crosara, presidente da ABCB-Senepol, fala na reunião final do CQG, em Lins/SP: contribuição imensa para o PMGS. (Foto: Reprodução Rumin Filmes)

A contribuição desses dados gerados nesses programas para a raça como um todo é fantástica, já que essas informações abastecem o Programa de Melhoramento Genético Senepol, o nosso PMGS“, destacou Pedro Crosara, presidente da ABCB-Senepol. “Quem ganha com isso são os criadores, que acessam um vasto universo de números que estão compondo o nosso Arquivo Zootécnico Nacional da raça“, completou o superintendente-técnico da ABCB, Celso Menezes, referindo-se ao AZNS.

Desde 2009, quando foi criado o programa Safiras do Senepol na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, já passaram pela estrutura do hoje denominado CQG mais de 3.000 fêmeas jovens de mais de 60 pais diferentes para avaliação de Reprodução, Carcaça, Desenvolvimento Ponderal, Morfologia e Eficiência Alimentar.

Importante salientar que de forma exclusiva e inédita estamos divulgando publicamente, para uso de todos os interessados da raça, informações das DEPs dos 50 melhores patriarcas, com mais de 10 filhas avaliadas até aqui“, ressaltou Junior Fernandes, da Grama Senepol e da S+, que coordena as provas junto com o Geneplus, da Embrapa. “Só para Eficiência Alimentar, geramos dados de mais de dois mil animais, o que representa muito para uma raça nova como a nossa no Brasil“, orgulha-se.

Isso é uma verdadeira mina para nós e para os selecionadores, já que a quantidade e a qualidade dos dados estão fortalecendo o processo de melhoramento genético do rebanho nacional e isso fica evidente nos resultados que vemos da evolução das principais características econômicas dentro de uma prova como a que acabou agora“, ressaltou Gilberto Menezes, do Geneplus/Embrapa.

 

Tecnologia – O uso de tecnologias as mais avançadas dentro do CQG para apurar os dados de Safiras e Topázio é um dos fatores que dão maior credibilidade aos programas. Pioneiro na aferição de Eficiência Alimentar pelos cochos eletrônicos da Intergado e primeiro a medir eficiência hídrica no Brasil, o CQG foi adotando ferramentas que a ciência colocou à disposição de testes que ajudam a explicar a evolução da raça no Brasil, tema da primeira palestra da noite, a cargo do presidente da ABCB.

Ele falou do papel do Senepol na pecuária brasileira, em um universo de 219 milhões de cabeças, confirmou o crescimento do número de sócios para 646 fazendas (total de 917 criadores, contando os não associados), do rebanho para 94.547  animais registrados (em 2012, eram 24.) e das 85 ações da diretoria em marketing, serviços, relacionamento e pesquisa e desenvolvimento, além do programa Do Pasto ao Prato, um dos destaques do PMGS, que tem adesão de 16% dos associados detentores de um terço do rebanho total.

Sem a participação desses programas, não teríamos segurança para relacionar fenótipo com genótipo e é aí que entra o mérito do trabalho do Safiras e do Topázio“, afirmou.

A associação do Senepol está na frente de qualquer outra no Brasil com essa preocupação de armazenar tantos dados muito benéficos para manter o melhoramento genético da raça no Brasil“, elogiou Fernando Garcia, membro do CDT da raça e responsável pela avaliação genômica oficial da ABCB. “Cada característica vai ficar muito mais clara para ser interpretada por quem quer escolher o rumo do seu rebanho“.

 

Carne – O objetivo final de toda a organização também é um componente do rol de preocupações do CQG: a qualidade da carne. Tanto que o presidente Pedro Crosara alertou para que todo o processo bem feito por parte dos selecionadores resulte no cumprimento dos requisitos para se atender o novo selo que a ABCB lançou para carne certificada, assunto também da palestra de Liliane Suguisawa, que no CQG responde com a DGT-Brasil pelo trabalho de avaliação de carcaça por ultrassonografiasoftware BIA.

Trabalho com todas as raças e ‘compro’ o Senepol por causa dessa troca técnica que os criadores geram, o cuidado da associação e o respeito de quem seleciona pensando em qualidade e mercado“, afirmou.

Ela mostrou a realidade do mercado mundial de carne, produção e participação comercial dos países e tocou no assunto da evolução dos dados apurados no Safiras desde a entrada da DGT, na edição 2016.2. Segundo ela, o Safiras evoluiu em todos os aspectos de carcaça, destaque para Espessura de Gordura (59%), AOL (28%) e Marmoreio (17%). “Mostra que a carcaça está aprimorando conforme o criador se preocupa em melhorar geneticamente o rebanho e o Senepol é o meu grande parceiro nessa minha luta de fazer com que o Brasil consiga entregar uma carne de qualidade superior no mercado internacional“, concluiu, aplaudindo a ABCB pelo Selo Gourmet, que aliás também foi outorgado pela Grama com certificado especial e exclusivo aos animais Safiras e Topázio mais bem pontuados em Marmoreio na prova.

 

Resultados – O último a falar foi Gilberto Menezes, que apresentou o balanço final da edição 2018.1. Começou agradecendo a contribuição da Grama em abastecer pesquisas e oferecer parâmetros para instituições e universidades que investigam em todo o mundo características de interesse econômico da raça com base nos dados do Safiras e do Topázio – ele mesmo disse ter apresentado esses exemplos em palestras técnicas até fora do Brasil.

O que vejo com grande avanço e que me deixa muito satisfeito é que muitos touros nacionais, portanto jovens, já têm filhos e filhas se destacando e até ganhando Safiras e Topázio, um sinal de que está havendo melhoramento genético no Senepol brasileiro“, revelou.

04-JREGilberto

JR Fernandes (dir.) e Gilberto Menezes discutem no curral catálogo e animais ranqueados pelo Geneplus no CQG-Senepol.

Ele abordou ainda como grande novidade do Safiras Sire a inclusão da característica Eficiência Alimentarrelação histórica de pais de Safiras foi criada na edição passada com base em índices de Escore do Trato Reprodutivo, População Folicular e Marmoreio.

Por último, Gilberto Menezes foi aos resultados, começando pelo Topázio, que teve 39 touros entrando no Grupo 1 com média de 21 meses de idade e 47 no Grupo 2, com 19 meses. Ao final da prova, que foi de 23/6 a 23/9, revelou dois campeões filhos de touros nacionais – veja quadro completo. Cada campeão recebeu como brinde a obra de arte registrada e oferecida pelo Senepol Nova Vida em parceria com a Grama e denominada Senepol Parade.

02-Trofeus

Troféus do programa Safiras do Senepol entregues junto ao brinde do Senepol Parade aos criadores de campeões dos programas. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

05-Topazio

Touros melhores classificados nos dois grupos do programa Topázio do Senepol são apresentados aos criadores no curral da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP.

A campeã de cada grupo do Safiras também recebeu o mimo e teve a Grama Senepol como grande vencedora. No Grupo 1, que contou com 63 fêmeas jovens entrando com 17,4 meses de média de idade, ganhou uma novilha registrada pela S+ e irmã por pai do campeão Topázio2. No Grupo 2, com 56 novilhas de 14,6 meses de idade na entrada, a vencedora foi uma filha de touro importado.

06-CampeasGR1

Novilhas campeãs do Grupo 1 do Safiras do Senepol apresentadas no curral da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP.

07-CampeasGR2

Três melhores fêmeas do Grupo 2 do Safiras do Senepol se exibem aos criadores na Fazenda da Grama.

No final do primeiro dia do encontro, a Grama ofereceu uma confraternização com suculento churrasco de ancho de Senepol puro e, na manhã seguinte, os criadores aproveitaram para conhecer no curral da Fazenda da Grama as novas Safiras e os novos Topázio aptos a multiplicação de genética qualificada pelo Brasil e pelo mundo.

03-Ancho

Bife de ancho de Senepol puro servido pela Grama na confraternização após reunião final do CQG, em Lins/SP.

SAFIRAS DO SENEPOL

RESULTADOS 2018.1

Grupo 01

Nome Nascimento Pai Mãe/AVÔ Criador Índice
MAIS 1863 23/12/2016 ZT 669 ITA 563/SCR 6001S Grama 128,36
ZT 2498 10/12/2016 CN 6013D GRAZ 70/HBC Hotstuff 25A Grama 125,70
ZT 2712 10/01/2017 CN 6013D Grama 984/CN 5938D Grama 122,73

 

Grupo 02

Nome Nascimento Pai Mãe/AVÔ Criador Índice
ZT 2842 09/04/2017 CHESTERFIELD Grama 299/GST Sol 31 Grama 128,86
LLS 0466 31/05/2017 OLR Único Rojo 4Y Daia CMI/GST Sol 31 LLS 128,21
GRAZ 2809 11/04/2017 Redeemer GRAZ 24/HBC Hotstuff 25A Grama 126,73

TOPÁZIO DO SENEPOL

RESULTADOS 2018.1

Grupo 01

Nome Nascimento Pai Mãe/AVÔ Criador Índice
RN0300 21/09/2016 RN 106 RN 155/CN 1029 R3 Senepol 139,03
PROV0107 10/09/2016 PRR 7013S Agatha/CN 550N Pró Ventre 124,86
ZT 2383 21/09/2016 Blondie Andina Grama TN1/PRR 840 Grama 120,36

 

Grupo 02

Nome Nascimento Pai Mãe/AVÔ Criador Índice
ZT 2462 08/11/2016 ZT 669 Grama 1242/HBC 918 28G Grama 132,83
MMM 0189 13/11/2016 WC 173 GRAZ 57/HBC Hotstuff 25A 3M 126,40
ZT 2709 06/01/2017 Redeemer Grama 1505/CN 6013D Grama 123,11

PRÓXIMA EDIÇÃO: 2018.2

SAFIRAS

Nascimento Chegada dos
animais
Encerramento
01/07/2017 a 31/12/2017 25 a 30 Outubro 28/02/2019

 

TOPÁZIO

Nascimento Chegada dos
animais
Encerramento
01/01/2017 a 31/08/2017 25 a 30 Outubro 28/02/2019

 

Mais informações: http://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/

Categorias: Notícias.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , .
Bookmark the permalink.

Os comentários estão desativados.