Pesquisar

Parceiros do SenepolOs desafios vencidos em 2013 pela Genetropic aumentaram a responsabilidade da marca de Jairo Ferreira Lima para manter o nível de excelência de sua seleção na cidade do Prata/MG. Um dos fundadores do grupo Parceiros do Senepol, ao lado de Alex Marconato (Santa Helena) e de Júnior Fernandes (Grama Senepol), o criador tem muito a comemorar com os resultados obtidos em dois dos principais programadas de avaliação e qualificação da raça no Brasil.
Um dos grandes orgulhos da Genetropic, o touro Caribe 35 foi o destaque entre os genearcas que transformaram suas filhas em futuras doadoras. Na última edição, no segundo semestre de 2013, 15 novilhas (10% das inscritas) foram classificadas Safiras Top 10 e na genealogia delas apareceram 11 pais diferentes. Só Caribe 35 teve quatro filhas, entre elas a campeã em avaliação e medição de eficiência alimentar, novidade do programa em sua ultima edição, conforme os resultados apresentados pela Intergado, empresa que presta esse serviço aos Parceiros do Senepol.
O Caribe mostrou uma capacidade extraordinária de produzir fêmeas superiores“, orgulha-se Jairo Ferreira Lima.

Outro benefício importante identificado com a genética de Caribe é que suas filhas foram bem avaliadas no teste de eficiência alimentar. Esse quesito, aliás, não é só nas fêmeas produzidas pela Genetropic, já que a marca também cravou dois dos quatro melhores touros inscritos no teste de Consumo Alimentar Residual, do Instituto de Zootecnia (IZ). O teste teve sua primeira edição no ano passado e, entre os 47 machos selecionados pelos técnicos da S+ para participarem da prova, os touros GENE Vale 616 e GENE Igapó 590 foram classificados como melhoradores e tem sêmen disponível também na S+ para multiplicação dessa genética.
Vale 616 foi o primeiro colocado em conversão alimentar e AOL e tem na família um irmão materno (Vale 15) primeiro colocado do sumário Embrapa-Geneplus, catálogo que tem entre os 27 melhores touros jovens também oito machos com o prefixo Genetropic. Ou seja, a responsabilidade da marca cresce conforme sua seleção se destaca. “Se não for assim, com responsabilidade e pressão para fazer o melhoramento genético, o mercado não reconhece. E as provas estão aí para isso. Vamos continuar nesse caminho”, declara Jairo, assumindo a responsabilidade para 2014 e feliz por comprovar o slogan da Genetropic: “Seleção de Resultados”.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *