Os desafios vencidos em 2013 pela Genetropic aumentaram a responsabilidade da marca de Jairo Ferreira Lima para manter o nível de excelência de sua seleção na cidade do Prata/MG. Um dos fundadores do grupo Parceiros do Senepol, ao lado de Alex Marconato (Santa Helena) e de Júnior Fernandes (Grama Senepol), o criador tem muito a comemorar com os resultados obtidos em dois dos principais programadas de avaliação e qualificação da raça no Brasil.
Um dos grandes orgulhos da Genetropic, o touro Caribe 35 foi o destaque entre os genearcas que transformaram suas filhas em futuras doadoras. Na última edição, no segundo semestre de 2013, 15 novilhas (10% das inscritas) foram classificadas Safiras Top 10 e na genealogia delas apareceram 11 pais diferentes. Só Caribe 35 teve quatro filhas, entre elas a campeã em avaliação e medição de eficiência alimentar, novidade do programa em sua ultima edição, conforme os resultados apresentados pela Intergado, empresa que presta esse serviço aos Parceiros do Senepol.
“O Caribe mostrou uma capacidade extraordinária de produzir fêmeas superiores“, orgulha-se Jairo Ferreira Lima.
Outro benefício importante identificado com a genética de Caribe é que suas filhas foram bem avaliadas no teste de eficiência alimentar. Esse quesito, aliás, não é só nas fêmeas produzidas pela Genetropic, já que a marca também cravou dois dos quatro melhores touros inscritos no teste de Consumo Alimentar Residual, do Instituto de Zootecnia (IZ). O teste teve sua primeira edição no ano passado e, entre os 47 machos selecionados pelos técnicos da S+ para participarem da prova, os touros GENE Vale 616 e GENE Igapó 590 foram classificados como melhoradores e tem sêmen disponível também na S+ para multiplicação dessa genética.
Vale 616 foi o primeiro colocado em conversão alimentar e AOL e tem na família um irmão materno (Vale 15) primeiro colocado do sumário Embrapa-Geneplus, catálogo que tem entre os 27 melhores touros jovens também oito machos com o prefixo Genetropic. Ou seja, a responsabilidade da marca cresce conforme sua seleção se destaca. “Se não for assim, com responsabilidade e pressão para fazer o melhoramento genético, o mercado não reconhece. E as provas estão aí para isso. Vamos continuar nesse caminho”, declara Jairo, assumindo a responsabilidade para 2014 e feliz por comprovar o slogan da Genetropic: “Seleção de Resultados”.
0 Comments