Oganização e parceria que resultam em lucratividade. É com essa filosofia que a S+ revela os atuais números do programa Criador+ que a empresa oferece aos seus clientes, como forma de incrementar a produção de animais com valor agregado decorrente do rigor de seleção. Produzir mais e melhor em menos tempo ficou provado na comercialização de animais comerciais frutos de touros Senepol exclusivos do banco de sêmem da S+. A prova foram os lotes de machos e fêmeas que a Agropecuária Zélia Bellodi vendeu no leilão Craques do Senepol, em 15 de abril.
Dos produtos separados pela marca parceira, 84 machos meio-sangue eram filhos dos touros Caribe (49 deles) e Melhorador (35). Com peso médio ajustado aos 240 dias registrando 308 kg e 314 kg, respectivamente, os bezerros foram comercializados por uma média de preço de R$ 1.550,00.
Entre as fêmeas contemporâneas da mesma marca, 87 bezerras tinham na linhagem paterna os touros Caribe (46 delas, com peso médio de 268 kg), Melhorador (28, 272 kg), Phenix da Luar (7, 261 kg) e ZT90 (6, 272). A condição desses produtos gerou no mercado a valorização média de R$ 1.148,00 por fêmea.
“Isso é uma constatação de que o criador comprou um touro superior e, para nós, uma forma de mostrar que o programa dá resultado”, declara Júnior Fernandes, que lembra serem esses os dados apenas mais recentes.
O Criador+ é um dos produtos da S+ que auxilia seus clientes na formação de um plantel de alta qualidade. Consiste no fornecimento por parte da empresa de sêmen dos seus touros exclusivos a preços e condições especiais. Os produtos tirados dessa genética são acompanhados passo a passo com o suporte da S+ em critérios como peso ao nascer, à desmama e ao ano. Com a avaliação em condições reais de criação, a empresa desenvolve ao lado do criador a ferramenta precisa para o melhoramento do rebanho.
“E depois das coletas e da seleção dos melhores lotes, o criador tem garantia de comercialização desses produtos nos eventos organizados pela S+”, acrescenta Júnior Fernandes, que divide a condução técnica da empresa detentora da marca Parceiros do Senepol com os também técnicos Alex Marconato e Luciano Aranha.
É por causa da qualidade e de valores como os que os produtos da Agropecuária Zélia Bellodi mostraram no leilão Craques do Senepol que muitos criadores resistem à venda de seus produtos meio-sangue Senepol em eventos organizados pela S+. “São produtos que me dariam mais retorno financeiro, mas a gente tem de brindar o mercado com eles para mostrar do que é capaz um touro Senepol”, declara Deizinho Bellodi.
Assim como ele, outros selecionadores aderiram ao programa, como a Paranoá Senepol com Guilherme Zeli. E outros criadores serão convocados para mostrar essa ferramenta de lucratividade dentro da pecuária nos próximos leilões do grupo que já estão programados. Inclusive para este ano.