Pesquisar

SRF obteve retorno rápido com o Senepol

A SRF Senepol é mais uma prova da velocidade com que o Senepol devolve aos seus selecionadores um investimento feito com critério e acompanhamento técnico. Em pouco mais de três anos de criação, José Alexandre de Mello Cunha, titular da marca, começou a participar de eventos comerciais que fincam sua atividade pecuária na raça. “Não é só por causa do mercado, mas claro que isso é um objetivo e percebi que conseguimos cumprir graças ao que a raça proporciona e à segurança que temos para criar e multiplicar com responsabilidade”, afirma.
 

SRF 0012 Califórnia da SRF 3 de 10_09_2014

Califórnia da SRF, bezerra com grande futuro no plantel da SRF Senepol, em Araguari/MG


No final de 2010, ele comprou três doadoras de vizinhos em Uberlândia/MG, para levar à Fazenda Santa Rita do Fundão (SRF), na vizinha Araguari. Desde então, aumentou muito a demanda por produtos e o rigor de seleção para selecionar somente animais avaliados e qualificados. “O meu envolvimento foi tão grande que até na diretoria da Associação eu fui parar”, brinca. Desde janeiro de 2014, José Alexandre é diretor financeiro da ABCB-Senepol, à qual se associou um ano após comprar seus primeiros animais.
Para dar certo na raça, procurou assessoria técnica, aderindo, também, ao grupo Parceiros do Senepol. Nele, realiza várias avaliações para qualificar suas doadoras, com o objetivo de produzir touros. Hoje, tem seis doadoras fornecendo embriões para acasalamentos dirigidos. “Se tem uma coisa que eu não abro mão é de avaliação e a raça também exige isso, por isso resolvi investir nessa segurança”.
O objetivo é ampliar a variabilidade genética do seu rebanho, combinando os embriões fornecidos por suas doadoras com novas famílias que ele pretende investir, acasalando-as com os melhores touros do mercado mundial, tudo com acompanhamento dos técnicos da S+. “Ainda temos um criatório pequeno e precisamos conhecer cada vez mais a raça, por isso essa assessoria é fundamental”, comenta.
A consequência de toda essa estratégia foi vender como convidado produtos da cabeceira do recente criatório. Cinco lotes individuais vendidos em 2014 em diferentes leilões tiveram liquidez absoluta. Para 2015, a SRF Senepol já tem apartadas fêmeas qualificadas Safiras para leilões como o da Paranoá (13 de março), Goud/Ita (21 de março) e Exposição de Goiânia (maio). “Foram nossos primeiros animais avaliados no Safiras e elas já vão embora, porque a raça e o grupo fazem questão de qualidade, o mercado também e eu também”, conclui.