Pesquisar

Proprietário: Teotonio Brandão Vilela Neto
Cidade: Viçosa – AL
fazenda-mataverde-foto9
fazenda-mataverde-foto2
Mata Verde Senepol: adaptabilidade da raça garante bons resultados
Teotônio Vilela acredita que a adaptação é um ponto importante da raça, sendo bastante necessária para a pecuária nacional
A Fazenda Mata Verde Senepol se encontra em Viçosa (AL), a 90 km de Maceió. Com uma área de 665 hectares, dos quais 555 a pasto, conta com um clima árido, sem estações bem definidas, com uma temperatura média de 22°C no inverno e de 35°C no verão. Iniciou no Senepol em 2011 e tem como meta ser um alicerce do Grupo Parceiros no Nordeste.
O criador explica que entrou na raça por acreditar que a pecuária deve ser mais lucrativa para garantir a permanência na atividade. “Vejo o Senepol como uma maneira de produzir animais que trazem maior valor agregado, melhorando o negócio como um todo”, explica.
Teotônio Vilela acredita que a adaptação é um ponto importante da raça, sendo bastante necessária para a pecuária nacional. Segundo ele, “em várias regiões, a pecuária acaba migrando para áreas piores, já que as melhores estão sendo destinadas à agricultura, devido a um melhor resultado obtido por hectare. Nessas novas áreas da pecuária o produtor precisa investir em tecnologias para obter ganhos de produtividade”, enfatiza. O criador considera a raça Senepol um meio para alcançar esses resultados, especialmente no cruzamento industrial a pasto.
Em se tratando de raças taurinas, Teotônio conta que nenhuma outra consegue ter a facilidade de adaptação do Senepol em sua fazenda. Outra característica considerada importante é a docilidade. “O manejo desses animais é facilmente realizado, sem grandes esforços”, relata.
O produtor integra o grupo Parceiros do Senepol, pois acredita que é uma forma de se desenvolver em conjunto com outros criadores, onde todos os envolvidos estão ali por um bem comum. Ao mesmo tempo, também é uma maneira de divulgar a raça por meio de eventos e de realizar um trabalho de “networking” entre criadores, com uma troca de experiências.
A respeito da parceria que mantém com a Fazenda da Grama, Teotônio diz que vê uma grande disposição do diretor de pecuária da propriedade, Junior Fernandes, em fazer com que o projeto Senepol cresça cada vez mais no Brasil. “Ele deseja que todos os parceiros cresçam no mesmo ritmo”, resume.
Por que Parceiros do Senepol?
“Confio plenamente na proposta deste grupo. Com eles, poderemos agregar valor ao nosso negócio, pois tudo fica mais fácil quando se tem competência, experiência e espírito de equipe juntos”.