Pesquisar

O Senepol foi das melhores surpresas que o agropecuarista Rosselito Bonadiman Paulino podia encontrar para a sua atividade na empresa denominada Âncora, no Espírito Santo e sul da Bahia. De todas as provas que ele precisou para se convencer do poder da raça de produzir mais e melhor em menos tempo, o último abate de bezerros encerrou as argumentações, revelando animais com 12 meses chegando a 20@. “É coisa do outro mundo”, espanta-se.

02_1BezerradaAncoraMeioSangue

Bezerrada saiu com até um ano do confinamento para abate que revelou superioridade do Senepol em relação aos animais de outras raças para comparação no Espírito Santo. (Fotos: Divulgação)


02_2BezerradaControleAncora

Bezerrada saiu com até um ano do confinamento para abate que revelou superioridade do Senepol em relação aos animais de outras raças para comparação no Espírito Santo. (Fotos: Divulgação)


Produtor de café Conilon em uma de suas propriedades, em Teixeira de Freitas/BA, e vendedor de bezerros, Rosselito encontrou o Senepol graças aos resultados que o amigo pecuarista Armando Leal do Norte apresentou desde 15 anos atrás na Bahia com diversos experimentos envolvendo outras raças misturadas com Zebu e com cruzas taurinas.
Quando vi o resultado que o Senepol colocou na cruza com o Tabapuã eu me convenci, porque vi padronização, animais mochos, a fêmea fica pronta rapidinho e o mais importante, com dois anos ele estava terminando Nelore a pasto com 16@ e o Senepol chegava no mesmo manejo a 19@”, conta.
A ideia de adotar o Senepol para sua criação veio com algumas fêmeas cruzadas que ele foi absorvendo, até comprar touros para cobrir a sua vacada a fim de manter algumas experiências, como a deste ano, em que tirou bezerros aos 3 meses das mães zebu e cruzadas com outros taurinos para comparar com os meio-sangue Senepol, já frutos de touros que ele adquiriu na Grama Senepol.
02_3BezerradaAncora

Bezerros meio-sangue Senepol padronizados e com carcaça avantajada foi o que mais impressionou o criador.


02_4BezerroAncoraMeioSangue

Bezerros meio-sangue Senepol padronizados e com carcaça avantajada foi o que mais impressionou o criador.


O resultado foi determinante. Entraram em confinamento com 4,5@ em fevereiro, consumiram e média 2% do peso vivo de dieta envolvendo 85% de milho e 15% de ração peletizada e, em outubro, saíram para o frigorífico com média de 18@, com alguns atingindo 20@. Muitos ainda não tinham fechado um ano de vida.
02_5CarcacaAncora

Carcaça de bezerro abatido com um ano no teste da Fazenda Âncora, no Espírito Santo.


Dá pra fazer bife do músculo desses animais”, brinca Rosselito, constatando maior conversão e rendimento na bezerrada fruto do cruzamento com Senepol.
Antes mesmo desse último teste, ele já tinha criado o Âncora Senepol na fazenda de mesmo nome, em Iconha/ES, 90 km de Vitória, onde colocou touros que adquiriu junto algumas novilhas da Grama para exploração genética. O objetivo é produzir touros para o mercado local e para uso em sua vacada Tabapuã e cruzada, para manter o padrão de qualidade dos bezerros que, como os do último abate, serão entregues para o varejo de carnes premium da região. “Eu desmamo bezerro desse cruzamento com 8 meses e 10@ no creep, um resultado fantástico e a carne já tem dono”.
Rosselito voltou aos investimentos adquirindo o touro indicado para repasse ZT 3202 (CN 550N x CMI 0148 / Cidro Agir), que acabou se sagrando quarto colocado no Topázio 2019.1 e recebeu o selo Gourmet por ser Elite para AOL, EGS e Marmoreio.
Assim como a maioria das 30 matrizes que compõem a sua base tem o sangue ZT, da Grama, esse melhorador se junta aos outros reprodutores que ele adquiriu na mesma fonte para repassar suas fêmeas. “Como vi que é bom e tenho muita confiança no Junior Fernandes (titular da Grama Senepol), eu fui logo no papa sem passar pelos santos”, conclui.
02_6CarnesPremium

Carnes premium fornecida pela Fazenda Âncora com o meio-sangue Senepol já estão no varejo local.


02_7CarnesMercado

Carnes premium fornecida pela Fazenda Âncora com o meio-sangue Senepol já estão no varejo local.