A Grama escreveu mais uma página na história do Senepol, com números que justificam o interesse pela raça e o seu crescimento. O Leilão Elite Grama Senepol 17 Anos & Convidados ocorreu no Blue Tree Park, em Lins/SP, com valorização média de R$ 100 mil por cada um dos 35 lotes de doadoras do presente e do futuro. O crescimento registrado, em relação ao mesmo evento de 2015, foi de 54%. “Mais do que qualquer número, nossa satisfação é ver o reconhecimento de criadores tão criteriosos como nós somos em selecionar animais que tenham a contribuir com o melhoramento genético da raça”, discursou Júnior Fernandes, da Grama Senepol, ao final do remate.
Mais de 300 pessoas de todas as partes do País se acomodaram dentro da arena de leilões no resort onde a Grama realizou pela segunda vez o seu leilão, o terceiro de sua história. Muito embora tenha sido pioneira na introdução da raça no Brasil, no ano 2000, na forma de embriões, a Fazenda da Grama foi precursora do grupo Parceiros do Senepol e sempre dividiu com os criatórios membros do grupo os leilões que ofertaram, em mais de sete anos, jovens doadoras qualificadas no programa Safiras do Senepol, que a própria Grama instituiu em 2009.
Garantias – Pois foram elas as personagens da noite que bateram recordes. Bezerras credenciadas para se tornarem Safiras ainda este ano no teste que acontece dentro da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, foram negociadas com a garantia de que o vendedor vai entregar uma fêmea classificada como apta a fornecer embriões a partir da prova, que já passou de 1.600 fêmeas avaliadas e que hoje tem o seu índice estabelecido pelo Geneplus, da Embrapa. Foram oito os lotes dessa categoria animal, alguns duplos, com opção de escolha do comprador da novilha que melhor se classificar no teste. Os outros lotes foram de Safiras já chanceladas Elite, Top 10 ou campeãs da prova.
Sem concorrência – Antes do leilão, Júnior Fernandes tomou a palavra para homenagear os pais, Dejanira e José Antônio Fernandes Netto, o Zé Torneira, fundador da Fazenda da Grama. “Confiança e incentivo nunca faltaram desde que decidimos, lá atrás, selecionar essa raça e nunca mais parar”, disse, para em seguida destacar a importância do Senepol na pecuária do Brasil. “Por que Senepol? Primeiro porque veio pra ficar. Segundo porque nós não somos concorrentes do Nelore. Concorrente é o boi de boiada. Não concorremos nem com o Nelore, que é nossa complementariedade, é a raça mãe que nós temos para o cruzamento industrial a pasto, como o Senepol executa sem igual”.
Foi com essa fala que ele refutou qualquer título de modismo para explicar a raça que ele ajudou a trazer para o Brasil depois de muito estudo. “Não sei se algo que em 17 anos ainda vende touros com a liquidez e valorização que estamos vendendo ou que distribui fêmeas com a demanda que temos é modismo”.
Ele se referiu ao leilão virtual Touros TOP promovido três dias antes pela Grama e mais cinco marcas de destaque e que distribuiu 80 reprodutores avaliados pela expressiva média de R$ 13,5 mil. Ambos os remates tiveram transmissão do Canal do Boi, assessoria da S+, e leiloeira a Programa Leilões.
Elogios – O titular da leiloeira, aliás, rasgou elogios ao criatório e ao leilão organizado em Lins. Paulo Horto declarou que o resultado do leilão e o que a Grama apresentou mostram a força da pecuária brasileira e da raça Senepol, que com dedicação e profissionalismo não encontra obstáculos. “No país em que vivemos, do jeito que ele está, mais do que nunca precisamos focar naquilo que a gente faz e acredita e este leilão deixou claramente esse recado”, disse. “A Programa Leilões faz 500 remates por ano e desde janeiro é o maior crescimento do Brasil, um exemplo”, enalteceu, cumprimentando Júnior Fernandes e usando o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Gilmar Goudard, como outro exemplo a ser seguido pela organização que implementou na instituição, que registra média anual de 35% a 40% de evolução do rebanho registrado e número de associados. “Crescimento que está tão difícil de a gente ouvir hoje em dia, no Brasil, e só é possível com um leilão como esse e atitudes como as da associação, por isso acho que precisamos de mais líderes como você, Gilmar”, concluiu, sob aplausos de todo o público, que de pé, reconheceu o resultado final do evento.
A retribuição da Grama Senepol veio logo após essas considerações. Um show do também criador e parceiro da Grama, Almir Sater ao lado de Renato Teixeira, na própria arena de leilões do Blue Tree Park Lins para brindar uma noite mágica, deixou em todos um gosto especial de até 2017.