Uma palestra que durou perto de uma hora abriu os olhos dos pecuaristas capixabas. O médico veterinário Júnior Fernandes foi o convidado para ministrar no dia 8 de setembro a palestra “Senepol: Modismo ou Realidade” dentro da 38ª Exposição Agropecuária de Itapemirim/ES. Mais de 60 pessoas ouviram atentamente sobre as qualidades da raça e sua situação hoje no Brasil, em evento que ocorreu dentro do Parque de Exposições Dr. Ayrton de Moreno, na localidade de Candéus, com promoção do criatório Senepol 3JR.
“É sempre um tema polêmico pelo que muitas pessoas ouvem falar sobre o Senepol, mas os números são consistentes em função do que a raça representa e isso ficou bem claro para o público no Espírito Santo”, afirmou o palestrante Jr Fernandes, que representa a Grama Senepol e é um dos técnicos mais respeitados da raça no Brasil. “O interesse foi muito grande, todo mundo prestou atenção e nas conversas que tivemos depois da palestra deu para perceber que o Senepol vai dar o tom vermelho de produtividade dentro das pastagens do Espírito Santo”, emendou.
Da viagem também fez parte o zootecnista Rogério Coan, da Coan Consultoria, que ficará responsável pela nutrição dos animais do criatório 3JR. Coan é também o responsável pela formulação da dieta das novilhas avaliadas no programa Safiras do Senepol, que acontece na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e é reconhecido como o mais completo teste de performance de fêmeas da raça no mundo.
O 3JR iniciou investimentos no Senepol há um ano e se apoiou na consultoria técnica e comercial da S+, fundada por Jr Fernandes para prestar assessoria aos criadores em todo o Brasil. “O evento na exposição serviu para mostrar a força do Senepol para produzir a campo, com qualidade e viabilidade econômica, nada melhor do que um profundo conhecedor como o Júnior [Fernandes] para explanar isso”, declarou Thomazini, que divide a condução do 3JR junto com a família, em Itapemirim. “Nosso projeto é longo e muito concreto”, concluiu.
Candéus foi mais uma praça em que o Senepol chegou como curiosidade, virou informação e, pela programação estabelecida depois da palestra e da exposição, vai acabar se consolidando também em todo o Espírito Santo.